quarta-feira, 24 de julho de 2013

CULTURA GREGA ANTIGA (RESUMO)




CULTURA GREGA (RESUMO)

 

1. A religião grega não tinha dogmas: os fiéis podiam praticar o culto da maneira como bem entendessem.

a) Nas orações, os gregos pediam ajuda para as suas ativida­des práticas e não a salvação da alma.

b) O número de deuses era grande; havia bastante semelhan­ça entre deuses e heróis.

c) O conjunto dos mitos forma a mitologia, isto é, a história dos deuses.

d) A religião grega era antropomórfica, isto é, os deuses tinham forma, defeitos e virtudes humanas.

 

2. A origem dos deuses é explicada pelo mito de Cronos, o qual devorava seus filhos.

a) Zeus foi salvo por sua mãe Rea e conseguiu recuperar todos os seus irmãos que, juntamente com seus filhos, for­maram o Olimpo.

b) A criação do homem é explicada pelo mito de Prometeu; este roubou o fogo de Zeus e criou os homens; Zeus quis destruí-los com um dilúvio, mas Deucalião escapou e recriou a humanidade.

 

3. Os deuses habitavam o Monte Olimpo, onde se alimentavam de ambrosia, o manjar dos deuses.

a) Os deuses mais velhos, filhos de Cronos, eram: Héstia, Demeter, Hera, Poseidon, Hades e Zeus.

b) Os deuses mais novos, filhos de Zeus, eram: Ares, Afrodite, Apoio, Artêmis, Hefaístos, Atena, Hermes e Dionísio, o úl­timo deus a entrar no Olimpo.

c) Os grandes heróis, que se destacaram por seus feitos, eram:

Perseu, Jasão, Teseu, Édipo e Hércules.

 

4. A organização da religião grega era bastante complexa, com­preendendo o culto familiar, o culto público e os jogos pan­- helênicos.

a) O culto da família era dos mais antigos; seu objetivo era pedir a proteção de Héstia e Zeus para a família.

b) O culto público era muito pomposo; as duas cerimônias públicas mais importantes de Atenas eram em homenagem a Dionísio e Atena.

c) Vários santuários espalhados pela Grécia atraíam os fiéis; para conhecer o seu futuro, os gregos se utilizavam dos orá­culos, dos quais o mais importante era o de Apolo, em Del­fos.

d) Em homenagem aos deuses realizavam-se também os gran­des jogos, iniciados em 776 a.C. em Olímpia, em homena­gem a Zeus.

e) O orfismo e os mistérios tinham um grande número de adeptos entre os gregos; os mistérios mais famosos eram os de Elêusis, na Ática.

 

5. O teatro grego foi uma das maiores manifestações culturais da Antigüidade; ganhou impulso com os concursos de tragédias realizados durante as festas em homenagem a Dionisio.

a) Os maiores poetas trágicos foram: Ésquilo, Sófocles e Eurí­pides.

b) O comediógrafo mais importante foi Aristófanes, que com suas peças procurou satirizar os costumes e as novidades da época.

c) A filosofia grega divide-se em antes de Sócrates e depois de Sócrates. Os maiores filósofos gregos foram: Sócrates, Pla­tão e Aristóteles.

d) O grande poeta grego foi Pindaro, célebre pelas odes em honra dos atletas que participavam dos Jogos Olímpicos.

e) Dentre os historiadores destacaram-se: Heródoto, denomi­nado o Pai da História; Tucídides, importante pelo seu sen­so de objetividade; e Xenofonte.

 

6. A arte grega estava profundamente ligada à religião e atingiu seu ponto máximo em Atenas, no século V a.C., depois de sé­culos de evolução desde o Período Arcaico.

a) Atenas foi o maior centro cultural do mundo grego; mas não se pode ignorar a contribuição da Grécia asiática e italiana.

b) Os templos gregos - principal manifestação da arquitetura grega - obedeciam a três estilos: dórico, jônico e coríntio.

c) O maior escultor grego foi Fídias, que restaurou o Parthe­non e esculpiu a estátua de Atena Promachos.

d) Outros escultores importantes foram: Mirom, Políc1etes de Argos e Praxíteles.

 

Vocabulário

Capitel: parte superior de uma coluna, que serve de apoio ao teto.

Dogma: verdade estabelecida como definitivamente certa de uma doutrina ou religião.

Libação: ritual religioso que consistia em derramar vinho, óleo, azeite, leite etc., como oferenda a qualquer divindade.

Maiêutica: arte de multiplicar as perguntas a fim de obter, a par­tir' da indução de casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto.

Oráculo: resposta do deus a quem o consultava; divindade que respondia a uma consulta; o próprio local onde os deuses aten­diam aos fiéis.

Pan-helênico: que abrange todo o mundo/grego. Pitonisa: sacerdotisa do Templo de Apoio,

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