quarta-feira, 24 de julho de 2013

GRÉCIA ANTIGA (RESUMO)



GRÉCIA ANTIGA
 


A) ORIGENS
 
1) Região
 
o  Localizada no Sudeste da Europa;
o  Solo era pouco fértil;
o  Território banhado pelo mar (península), com muitas baías e portos naturais, estimulando a navegação e o comércio;
 
2) Cultura Minóica ou Cretense
 
o  Se desenvolveu na ilha de Creta ao sul da Grécia;
o  Esplendor máximo entre 2000 a.C. e 1600 a.C.;
o  A civilização minóica ou cretense exerceu influência cultural sobre os moradores das ilhas gregas;
o  Dedicavam-se ao comércio;
 
3) Cultura Micênica
 
o  Os Aqueus, povo vindo da Ásia, ocuparam a Grécia a partir de 1900 a.C.;
o  A cultura original dos Aqueus se combinou com a cretense, formando a Civilização Micênica;
o  Micenas era a mais importante cidade aquéia;
o  Os Aqueus praticavam o comércio com o Egito, a Mesopotâmia e a Itália;
o  Disputando uma rota de comércio é que os aqueus guerrearam com Tróia (1250 a.C.);
 
4) Invasões Dóricas
 
o  Em 1200 a.C., os Dórios invadiram a Grécia e destruíram a Civilização Micênica;
o  Não dominavam a escrita;
o  Os Jônios, outro povo, ocupou a região de Atenas – eram mais pacíficos do que os Dórios;
 
B) ECONOMIA
 
o  Apesar do clima agradável, o solo grego era pouco fértil;
o  A agricultura exigia muito esforço e inteligência;
o  Cultivavam uva(vinho), figos e oliveira(azeite), além de trigo, cevada, ervilha, lentilha, alface, nozes e alho;
o  Criavam carneiros, porcos e cabritos;
o  Pela proximidade com o mar, usavam muito peixe na alimentação;
o  Os gregos foram grandes navegadores e comerciantes;
o  No século VIII a.C., a economia se baseava na produção de pequenas propriedades camponesas;
o  O artesanato de cerâmica, o azeite e o vinho eram exportados;
o  Foi criada a moeda (dinheiro) para facilitar o comércio;
o  Entre o séc. VIII a.C. e V a.C. ocorreu a Expansão Colonial;
o  As colônias eram cidades gregas fora da Grécia;
o Os gregos estavam nas hoje, Espanha, Turquia, Itália e o norte da África;
 
C) CIDADES-ESTADO (POLIS)
 
o  Não existia a Grécia unificada de hoje;
o  Cidade-Estado é uma cidade com independência em relação às outras cidades;
o  Era um mini-país, com leis e governo próprios;
o  As Cidades-Estado mais importantes da Grécia Antiga eram Atenas, Esparta, Tebas e Corinto;
o  A atividade principal dos cidadãos (proprietários de terras) da Polis era a política – participação nas decisões sobre os assuntos de interesse da comunidade;
o  Os Hoplitas – soldados da falange (formação de soldados em colunas), inovam a guerra antiga, que de individual passou a ser uma atividade coletiva, em equipe;
 
D) ESPARTA
 
o  Território com terras férteis para a agricultura;
o  Os Esparciatas eram proprietários de terras com mais de 30 anos de idade, eram a classe dominante;
o  Esparta era governada por dois reis – tinham funções militares e religiosas;
o  A Gerúsia era um conselho de anciãos formada por 28 homens com mais de 60 anos, eleitos pela assembléia de cidadãos – a Apela (só os esparciatas participavam dela);
o  A forma de governo era a Oligarquia (governo de poucos);
o  Única atividade dos esparciatas era a militar;
o Os periecos eram homens livres que trabalhavam na agricultura, comércio e artesanato;
o Os hilotas (não eram escravos) eram servos forçados a trabalhar nas terras dos esparciatas;
o  Os espartanos eram guerreiros – não se destacavam em nenhum ramo de conhecimento ou de arte;
 
E) ATENAS
 
o  Célebre pela vida cultural e pelo regime político democrático;
o  Classe dominante era formada pelos proprietários de terras – os eupátridas;
o  Os camponeses pobres levavam uma vida dura;
o  Surge a escravidão por dívidas (camponeses endividados pagam suas dívidas com a própria liberdade);
o  A insatisfação dos pobres levou a muitas revoltas;
o  Em 594 a.C. Sólon, governante, decretou a anulação das dívidas dos camponeses, libertou antigos escravos por dívidas e proibiu esse tipo de escravidão;
o  Em 509 a.C. Clístenes acabou com os privilégios políticos dos eupátridas – todos os cidadãos de Atenas poderiam participar das decisões políticas e qualquer cidadão poderia votar na assembléia popular;
o  Democracia significa o poder do povo;
o  A democracia ateniense era limitada – as mulheres, os escravos e os homens livres não-atenienses não podiam participar;
o  Atenas se destacou pela arquitetura, esculturas, teatro, poesia e filosofia;
 
F) ESCRAVIDÃO
 
o  Após o fim da escravidão por dívidas, os escravos eram não-gregos, geralmente prisioneiros de guerra;
o  O Amo (dono) do escravo tinha plenos poderes sobre ele, podendo até matá-lo;
o  O escravo é um não-ser humano, é uma coisa, é uma mercadoria que pode ser vendida ou comprada;
o  O Estado também tinha escravos, que trabalhavam em obras públicas;
o  Nas cidades, os escravos trabalhavam nas oficinas de artesanato;
o  A escravidão permitiu aos gregos ter tempo para se dedicar às outras atividades (filosofia e artes);
 
G) INVASÃO PERSA
 
o  No séc. VI a.C. os persas do Rei Ciro ocuparam as cidades da Jônia;
o  O Rei Dario I, que sucedeu Ciro, quis dominar a Grécia;
o  Dario I foi derrotado na Batalha de Maratona;
o  O Rei Xerxes, filho de Dario, tentou, de novo, dominar a Grécia, mas foi também derrotado;
 
 
H) HEGEMONIA ATENIENSE
 
o  Com a vitória sobre os persas, a liderança naval de Atenas é incontestável;
o  É formada a Liga de Delos (formada por centenas de cidades gregas), que tinha uma grande frota de navios para o comércio e para a guerra;
o  Atenas passa a ser a sede da Liga de Delos;
o  Péricles foi o grande líder da democracia ateniense;
o  Para facilitar a participação dos pobres nas decisões, Péricles defendeu que o governo pagasse aos pobres para que pudessem debater e votar;
o  Péricles era protetor de artistas, poetas e filósofos;
o  Péricles reconstruiu Atenas – construiu o Paternon;
 
I ) GUERRA DO PELOPONESO
 
o  Luta pela hegemonia na Grécia, entre Atenas e Esparta;
o  Dez anos de guerra, chamada de Guerra do Peloponeso;
o  Essa guerra destruiu a economia grega;
o  Esparta venceu a guerra;
o  Apesar da vitória, Esparta se desgastou bastante;
o  Tebas, outra cidade-estado grega, então se destacou;
o  Tebas atacou Esparta;
o  As guerras enfraqueceram muito as cidades-estado gregas, facilitando a futura invasão macedônia;
 
J) DOMÍNIO MACEDÔNIO (Felipe e Alexandre)
 
o  A Macedônia ficava ao norte da Grécia;
o  Os macedônios falavam grego e descendiam dos povos que ocuparam a Grécia;
o  O Rei Felipe almejava se tornar o rei da Grécia;
o  Em 338 a.C.  os macedônios derrotaram os tebanos e os atenienses;
o  Filho de Felipe, o novo rei é Alexandre Magno;
o  Alexandre teve como professor o filósofo e homem de ciência grego Aristóteles;
o  Alexandre estimulava a poesia e o teatro dos gregos;
o  Em 334 a.C. Alexandre ocupou a Ásia Menor e venceu o Império Persa, dominou a Fenícia (Líbano), a Palestina (Israel) e o Egito;
o  Aos 33 anos, Alexandre morre de malária;
o  Após sua morte, o Império foi dividido entre os seus generais;
 
K) O HELENISMO
 
o  O império de Alexandre divulgou a cultura grega por diversos países do Oriente;
o  A cultura helenista é a união das culturas orientais com a cultura grega;
o  O helenismo é a continuação da cultura grega;
o  Alexandria, cidade do Egito fundada por Alexandre, foi o principal centro da cultura helenista;
o  Grandes estudiosos e pesquisadores gregos viveram em Alexandria (p.ex. o geômetra Euclides);
 
L) ROMA E GRÉCIA SE CONQUISTAM
 
o  No séc. II a.C. Roma já é uma potência;
o  Em 146 a.C. os romanos invadem a Grécia;
o  A Grécia tornou-se uma simples província de Roma (muitos gregos foram escravisados);
o  A cultura grega vai influenciar a cultura de Roma;

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